RSS

A História da Música

É interessante o que diz na wikipedia sobre a história da música: "As primeiras civilizações musicais se estabeleceram principalmente nas regiões férteis ao longo das margens de rios na Ásia central, como as aldeias no vale do Jordão, na Mesopotâmia, Índia (vale do Indo atualmente no paquistão), Egito (Nilo) e China (Huang He). A iconografia dessas regiões é rica em representações de instrumentos musicais e de práticas relacionadas à música. Os primeiros textos destes grupos apresentam a música como atividade ligada à magia, à saúde, à metafísica e até à política destas civilizações, tendo papel freqüente em rituais religiosos, festas e guerras."

Em qualquer localidade, de acordo com a wikipedia, pode ser dividido a história da música da seguinte forma:

Música erudita
• Música por nação/etnia
• Música popular, por estilo (país de origem)

A música popular por estilo, por exemplo, no Brasil estaria dividido assim: Choro, MPB, Samba, Bossa Nova; já a música erudita na Europa, por exemplo, teríamos a barroca e clássica, dentre outros.
Com a evolução da tecnologia, tornou-se mais fácil a distribuição da música e a sua popularização, com isso muitos cantores conseguiram fama mais facilmente. Isso se deu no século XX.

"A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar, a música era parte integrante do cotidiano das pessoas." (www.infoescola.com/)

Na Idade Média, a Igreja influenciava muito tanto que até interferiu na produção musical na época. O canto gregoriado foi criado antes do nascimento de Cristo pois era cantado nas sinagogas do Oriente Médio. No século VI a Igreja fez do canto gregoriano essencial para o culto. O nome é em homenagem ao Papa Gregório I.  O estilo musical Barroco surgiu no século XVII. Posteriormente surgiu a música Clássica.
No século XX é marcado por novas tendências. São elas: Impressionismo, Nacionalismo do século XX, Influências jazzísticas, Politonalidade, Atonalidade, Expressionismo, Pontilhismo, Serialismo, Neoclassicismo, Microtonalidade, Música concreta, Música eletrônica, Serialismo total, e Música Aleatória. Isto sem contar na especificidade de cada cultura. Há também os músicos que criaram um estilo característico e pessoal, não se inserindo em classificações ou rótulos, restando-lhes apenas o adicional “tradicionalista”. (www.infoescola.com/)

Teoria musical só começou a ser elaborada no século V a.C., na Antiguidade Clássica, mas isso é assunto pra outra oportunidade!

Não podemos de deixar de dizer que a história da música foi marcada não somente por tendências, mas influenciada por cultura de um povo, mas sim de povos e nações.

A cada dia surgem estilos, ritmos. Os que já existem são modificados e até mesmo misturados com outros ritmos e assim surgem novos estilos. Música é infinita em estilos.

Até a próxima!!

0 Comentários:

Postar um comentário